
VIRADA SP ONLINE (2020-2021)
Com a pandemia de covid-19, o tradicional formato presencial do evento foi reconfigurado para o meio digital, e a Virada SP passou a se chamar Virada SP Online. O novo formato passou a contar com a produção de mini-documentários e registros audiovisuais dos municípios contemplados, além da transmissão de apresentações de artistas locais e grandes nomes do cenário nacional.
Durante este período desafiador, a Virada SP Online proporcionou ao público acesso a uma vasta programação cultural gratuita e de qualidade, e uma aproximação com seus artistas preferidos, mesmo em isolamento social. Para os artistas locais, a migração para o digital representou uma oportunidade de apresentarem seu trabalho lado a lado com grandes nomes do cenário brasileiro por meio da #CulturaEmCasa, a primeira plataforma de streaming e vídeo por demanda gratuita no Brasil, de alcance nacional e internacional.
VIRADA SP 2022
A Virada SP retorna ao formato presencial depois de dois anos em uma edição histórica. Em sua última versão presencial, em 2019, quatro municípios receberam o evento. Desta vez, 22 cidades vão sediar a Virada SP e receber o título de Capitais Culturais do Estado de São Paulo. Os municípios foram selecionados por meio de chamada pública do programa Juntos Pela Cultura.
O retorno ao presencial será marcado pela rearticulação de uma rede de artistas e produtores culturais locais com seu público, re-aquecendo o setor e movimentando a economia criativa em todo o estado. Cada Virada terá uma programação única, formulada em conjunto com os órgãos municipais de cultura, de acordo com as características e demandas de cada uma das 22 cidades contempladas.
Também será realizado o registro audiovisual de parte das Viradas, com ênfase na experiência de retorno ao presencial do público. O conteúdo filmado nas diferentes Capitais Culturais do estado de São Paulo vai compor uma websérie produzida pela Amigos da Arte que será disponibilizada na plataforma #CulturaEmCasa.