A Virada SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo criado em 2007 e produzido e gerido pela Amigos da Arte desde sua primeira edição. O evento reúne uma diversidade de linguagens artísticas (música, teatro, dança, literatura, artes visuais, arte urbana, entre outras) durante um período de 24 horas ininterruptas de programação gratuita. De 2019 a 2021, mais de 50 cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo receberam o programa.

No formato de uma maratona cultural, A Virada SP reúne apresentações de linguagens variadas, executadas por artistas e grupos de relevância no cenário cultural local, regional, nacional e internacional. Desde 2007 até 2018, os eventos eram majoritariamente realizados ao ar livre, em locais sediados pelas prefeituras e recebiam o nome de Virada Cultural Paulista. Em 2020 e 2021, devido a paralisação das atividades culturais por ocasião da pandemia do Coronavírus, o evento passou a ser realizado online em parceria com cidades selecionadas por meio de chamadas públicas.

Em 2022, alcançou-se o recorde de Viradas realizadas: foram 21, com a retomada do formato presencial. Dessa forma, foi reforçado o caráter intensivo e capilarizado da programação, de forma integrada aos espaços públicos e privados de cada cidade, assim como entrelaçada à vocação cultural da localidade. O formato ficou mais dinâmico e com maior impacto cultural e econômico.